Costa & Brito

Um projeto em parceria com Lucas Costa


O nome da dupla faz referência direta às construturas, empreiteiras, casas de material de construção e empresas do ramo espalhadas pelo Brasil. Os trabalhos que nasceram dessa parceria foram intitulados de “Atividades” e consistiam em vídeos onde nos colocávamos em situações análogas às de um ambiente construtivo, buscando soluções estruturais que tinham nosso corpo como elemento constituinte.

Escoras, Alavancas, Contrapesos, Rampas, Cunhas, Traves, Esteios, Sarrafos, Elevação, Suspensão, Gravidade e Tensionamento, eram algumas palavras que permeavam nossa prática e direcionavam nossas ações.

Apesar de algumas situações oferecerem risco à nós, tinhamos consciência do que estávamos fazendo. Por isso, era recorrente o pensamento de que: “se aplicarmos o fundamento, não há margem pra erro”. É assim que se faz um telhado, uma laje, uma ponte ou um arco: não pode errar. Penso que nossos trabalhos autorais no campo da pintura, escultura, instalação e demais linguagens, amadureceram após vivenciar esses conceitos de uma forma corporal e direta.

Este vídeo foi premiado no Salão Arte Pará 2014,
na Fundação Rômulo Maiorana, em Belém.